Dicas de Cortes de Carnes ideais para um Churrasco 5 Estrelas

O churrasco é uma iguaria saboreada e cultuada por todos os cantos do Brasil e do mundo. O histórico Fogo de Chão, ainda bastante praticado pelos mais tradicionalistas, deu lugar a churrasqueiras, espetos e grelhas. Cada um garante fazer o melhor churrasco e tem seus segredos para a carne mais saborosa. Não existem regras para o churrasco perfeito, há técnicas que podem ser seguidas para ajudar a virar um verdadeiro mestre churrasqueiro. E uma parte essencial para um bom churrasco é a escolha das carnes

Picanha Grill Cruzeiro do Sul Alimentos é uma das carnes mais nobres para Churrasco

A quantidade de cortes disponíveis para o consumidor é imensa. Com toda essa variedade, como escolher o melhor corte para o churrasco? De novo, aqui não existe regra, é o seu paladar que manda. Mas se a dúvida ainda lhe aflige, é possível seguir algumas dicas.

Para fazer a conta da quantidade a ser comprada, leve em conta em média 500g por pessoa em cortes sem osso e 700g nos cortes com osso. Lembre-se que mulheres costumam comer menos que os homens. Para crianças até 10 anos, calcule a metade da quantidade (250g sem osso e 350g com osso) e os pequenos de até 4 anos não precisam ser incluídos no cálculo. Além da famosa Picanha, outros cortes bovinos são ideais para o preparo em churrasqueira, como a maminha, a costela, a alcatra e a nossa queridinha fraldinha.

Carne 5 Estrelas na Churrasqueira ou na grelha: não tem erro!

A Picanha deve pesar no máximo de 1,200kg, tamanho que garante maciez no corte inteiro. Acima disso, há a possibilidade do corte incluir o coxão duro. Você pode verificar isso através da terceira veia da Picanha. Ela pode ser assada inteira ou em fatias no espeto. O sabor único e acentuado se deve a sua capa de gordura, que nunca deve ser retirada antes do preparo. A preferência é pela mal passada, vermelhinha no centro. Um verdadeiro espetáculo à parte.

A Costela deve apresentar uma camada razoável de carne e gordura. Um detalhe importante é prestar atenção no tamanho e no formato dos ossos, pois quanto mais arredondados e finos, melhor. O ideal é servi-la ao ponto, lembrando que geralmente demora mais tempo para assar até pelo tamanho.

Costela boa é acompanhada com Molho Barbecue e tem receita caseira no nosso Canal do Youtube. É só clicar na foto acima e você já vai direto para o vídeo da receita.

A Alcatra é uma carne com menos gordura, mas nem por isso menos saborosa. Este corte é ideal para ser assado por inteiro, no espeto ou na grelha. Se preferir assar em fatias, não as deixe muito finas, pois por ter menos gordura, esse corte precisa manter a suculência. Você pode selar os bifes dos dois lados. Isso segura no interior da carne todo o sulco.

Selar a carne é sempre um pulo do gato que muita gente esquece.

A Maminha Grill do Frigorífico Cruzeiro do Sul Alimentos é uma carne de sabor suave, bastante suculenta e com uma grande quantidade de gordura. Deve ser preparada de preferência em espeto, para que seja fatiada aos poucos em fatias finas. Sirva entre mal passada até ao ponto, pois se ficar muito passada o sabor pode se alterar e ninguém quer que isso aconteça com a nossa Carne 5 Estrelas, né?!

A nossa Maminha Grill Cruzeiro do Sul Alimentos é sucesso garantido nas Churrascarias.

Para ter uma carne macia e suculenta, é importante que a peça seja cortada corretamente, contra a fibra da carne, “quebrando” as fibras e deixando-a mais macia. Não adianta falar que “a carne está dura” se você não soube cortá-la da forma correta. Se liga nessa dica!

Carne tem que ter Estrela! E a nossa tem 5.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.