Tempero pra Churrasco é coisa séria! Vem ver essas Dicas 5 Estrelas

Muitas dúvidas surgem sobre o sal na hora de fazer aquele Churrasco 5 Estrelas. O sal é ponto-chave para acertar no preparo da carne. Não tem coisa pior que comer carne sem sal ou salgada demais. Mas a pergunta que não quer calar é: coloco sal antes, durante ou depois de colocar a carne na grelha?

Não tem segredo e nem regra: o tempero do seu Churrasco 5 Estrelas é você quem decide!

Na verdade não existe um momento correto, mas sim situações de preparo diferentes. Sempre dizemos que vai de acordo com o gosto do freguês! Saiba o que você e seus convidados preferem comer e não tenha medo de ser feliz! Hoje em dia, existem linhas de Sal de Parrilla que são ideais para quem ainda tem receio no uso do tradicional sal grosso. Por se tratar de um sal entrefino e que exige uma quantidade menor, você pode ir dosando e experimentando o tempero da sua carne. Além disso, o sal de parrilla possui versões que já vem com temperos diversos, tais como Ervas Finas, Pimenta do Reino, Pimenta Calabresa e até mesmo um Mix de Temperos.

Uma coisa é certa e isso está na cartilha de lição de casa: o sal, quando entra em contato com a carne, elimina os líquidos e a suculência presentes nela, sobrando apenas a proteína e a gordura e alterando ou realçando o seu sabor. Por isso, recomendamos que você tenha muito cuidado ao lidar com a sua carne.

A primeira dica é: para o churrasco, o sal grosso é o ideal, não sou eu que digo, mas está na origem histórica. O sal entrefino que citamos acima é um sal grosso, porém mais triturado. Assim como a flor de sal. Não use sal refinado (sal de cozinha), pois a chance de salgar demais a carne e ficar insuportável de comer é grande. Estamos em um momento que devemos ter consciência de consumir cada vez menos sal, por questões de saúde e bem estar, então porque não evitar excessos?! Fora que perder uma Picanha Grill Cruzeiro do Sul Alimentos por salgar demais é imperdoável, né?!

Já imaginou deixar de comer uma Picanha Grill Cruzeiro do Sul Alimentos dessa categoria por excesso de sal?

A segunda dica é: não recomenda-se usar salmoura (mistura de água e sal refinado) para salgar a carne. A água muda o pH da carne e, associada ao sal refinado, enrijece as fibras e endurece a carne. Sabia disso?

Lembre-se: você deve adaptar seu churrasco aos seus temperos preferidos.

IMPORTANTE: Não cometa o erro clássico de sal grosso úmido, pois ele fará com que a carne absorva muito mais o sal, alterando o sabor. Portanto, certifique-se que o sal grosso que será utilizado na carne do churrasco esteja sequinho e bem conservado.

Veja abaixo as três formas para salgar a carne:

1- Salgar a carne antes de colocar na grelha

Você pode optar por fazer uma salga 2 horas, 1 hora ou 30 minutos antes. Mas lembre-se: quanto mais tempo deixar salgando antes, mais vai alterar o sabor da carne devido a quantidade de líquido que ela vai perder. A carne ainda terá suculência, porém seu sabor será mais forte do que o original.

Caso resolva salgar antes, o tempo de carne na grelha deverá ser menor, para que a carne não fique ressecada.

2- Salgar na hora de colocar na grelha

Salpicar sal grosso na carne antes de colocá-la na grelha fará com que seu sabor não fique tão forte quanto salgar tempo antes. Existe uma técnica em que você sela a carne dos dois lados, salga e deixa desidratar por uns 5 minutos. Nesse passo 2, a carne ficará suculenta também. Porém não se deve colocar uma crosta grossa de sal e colocar na churrasqueira, pois essa camada grossa de sal impedirá que o calor do fogo passe pela carne, deixando a coloração da carne acinzentada e sem sabor.

3- Salgar depois de tirar a carne da grelha

Salgar depois de retirar a carne da grelha é quando o Sabor 5 Estrelas da Carne será o mais fiel possível e ela terá uma maior suculência. O sal grosso moído, sal entrefino ou a flor de sal deverá ser salpicado na carne antes de cortá-la. Usar esse método de salga é ideal para quando se tem uma carne de muito boa qualidade como a nossa, aqui do Frigorífico Cruzeiro do Sul Alimentos, pois assim você não perderá o verdadeiro sabor e suculência dela.

Gostou dessas dicas? Comenta aqui então o que você achou!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *